05 DE MAIO DE 2011
SELOS PODEM ESCONDER ESTRATÉGIAS DE MARKETING QUE SÓ VISAM AUMENTAR
AS VENDAS; CONSUMIDORES PRECISAM APRENDER A PESQUISAR A ORIGEM DOS PRODUTOS
Os selos comprovam a preocupação com o AMBIENTE.
ORGÂNICO - Concedido por credenciados pelo MAPA(Ministério da Agricultura,Pecuária e
Abastecimento) a alimentos orgânicos.Certifica os produtos orgânicos, comprova que na produção não foram utilizados adubos químicos nem agrotóxicos, analisa aspectos sociais. .
FSC(Forest Stewardship Council) -Garante que o produto teve origem em florestas manejadas
de acordo com padrões ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente
viáveis.Este selo verifica 10 critérios nos produtos. Entre: respeitar direitos de indígenas;
garantir boas relações comunitárias e direitos do trabalhador e conduzir bom manejo florestal.
LEED ( Liderança em Energia e Desin Ambiental) É concedido pela GBC edificações que
minimizam impactos ambientais, tanto na fase de construção como na de uso.Eficiência energética, uso racional de água, materiais e recursos,inovações,tecnologia, qualidade ambiental interna e espaço sustentável.
ABNT-AMBIENTAL - Atesta que o produto ou o serviço apresenta menor impacto ambiental em relação a outros produtos disponíveis no mercado. Não existem critérios únicos; são elaborados dependendo do tipo de serviço ou produto.
AQUA- É destinado à construção civil _ residencial,comercial,complexo esportivo e arena, ou
destinados à habitação popular. Atesta que o empreendimento causa baixo impacto no meio
ambiente ao longo de toda a sua vida útil. São analisados 14 critérios de desempenho susten-
tável divididos em grupos: ecoconstrução, ecogestão, conforto e saúde.
CONPET- É concedido aos equipamento a gás, como fogões, fornos e aquecedores de água.
Recebem o selo equipamentos a gás que obtiverem o conceito"A"(mais eficiente) nos ensaios
laboratorias realizados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.
Fonte, IDEC.
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